Calça jeans – Descubra como usar com tênis, bota ou sapato social

O jeans é uma das peças mais versáteis de um guarda-roupa. Ela pode ser usada em ocasiões informais, bem como em situações mais formais. Para isso é preciso tomar cuidado com o tom escolhido. Calças de tons claros ou que possuam algum detalhe, como um rasgado, são ideais para momentos descontraídos, já os tons crus ou escuros são perfeitos para circunstâncias sóbrias, que exigem uma certa seriedade.

Outro detalhe que você deve se atentar quando quiser deixar o seu look mais despojado ou não, é o sapato. Atualmente, é possível encontrar uma diversidade de modelos de sapatos masculinos a venda. Mas os queridinhos dos homens são os tênis, as botas e os sapatos sociais. Nesse post nós vamos lhe ajudar a combinar essa peça tão versátil, que é o jeans, com os sapatos mais presentes em um guarda roupa masculino e lhe indicar a ocasião ideal para cada uma das combinações.

Calça jeans com tênis

A combinação preferida pela maioria dos homens, é perfeita para ocasiões descontraídas, mas também pode ser usado em looks mais sérios.

Como já falamos, a calça de lavagem clara e com detalhes cai bem em situações informais. Você pode deixar o seu look mais estiloso com acessórios como boné ou chapéu, relógio ou pulseiras. É uma ótima combinação para curtir um final de semana com os amigos ou com a família.

Caso queira usar a calça jeans com tênis em uma ocasião mais formal, invista em uma calça de lavagem simples e tom escuro. Complete o look com uma camisa social e um blazer cinza ou preto. Essa combinação cai bem para situações que pedem um traje esporte fino.

Os tênis de cano alto são bem informais. Usá-lo em situações formais é bem perigoso e você corre o risco de se passar por desarrumado. E quando for calçá-los, lembre-se de colocar a sua calça para dentro. Caso contrário, você pode acabar criando um volume grande na canela/tornozelo que pode desfavorecer o seu look.

Um detalhe que muitas vezes é ignorado pelos homens é referente às meias. Dê preferência para a meia “invisível”, ou seja, aqueles modelos que não aparecem. Meia branca comprida? Só para atividades físicas!

Calça jeans com bota

Botas são atemporais. Além de serem muito confortáveis, elas transmitem estilo e dão um ar mais robusto ao look. As botas são uma excelente opção para homens que querem transmitir personalidade de forma prática e rústica.

A bota combina com qualquer estilo de calça jeans, do tom claro ao escuro. Você pode completar o seu visual, usando uma jaqueta de couro ou uma camisa jeans.

E se você gosta de ousar, saiba que a bota também pode ser uma opção para looks esporte fino. Só não esqueça da dica anterior: para looks mais formais, a calça jeans deve ser de tom escuro. Para essas ocasiões também é legal investir em uma bota com um material mais sofisticado. Quanto mais nobre o material da bota e quanto mais escura ela for, mais ela vai combinar com peças formais!

Um truque legal para dar destaque à bota é dobrar a barra da calça jeans até o limite, deixando-a completamente à vista.

Calça jeans com sapato social

Sim! Dá para usar um sapato social com calça jeans. Mas essa combinação deve ser feita com muito cuidado.

Como o sapato social é um calçado formal, ele pede uma calça jeans de tom escuro. Os sapatos em cores como caramelo, vinho, castor, pinhão e marinho ganham pontos no quesito casualidade, logo, são mais próximos do jeans, o mesmo vale para os que possuem fivelas ou brogues.

Mas se você está em dúvida entre o preto e o marrom, fique com o marrom. Essa cor é ligeiramente mais casual do que preto, além de fazer um bom contraste com o azul da calça.

Em hipótese nenhuma use modelos muito formais como um oxford wholecut ou algo que traga verniz com calça jeans. Esses sapatos são indicados para traje black-tie.

Cuidado também com as peças que vão te vestir da cintura para cima. Evite combinações com camiseta e jaqueta descolada, procure uma camisa bacana e um blazer ou casaco comportado.

Essa combinação de calça jeans com sapato social é legal para quem trabalha em empresas que são mais formais ou para situações que exijam mais elegância, como casamentos.

Conclusão

Como nós afirmamos lá no começo do texto, a calça jeans é uma das peças mais versáteis. Ela pode ser usada na maioria das situações diárias, desde do trabalho a casamentos. Basta saber combiná-la com o sapato certo.

A calça jeans com tênis é a combinação mais vista nas ruas. São duas peças básicas de qualquer guarda-roupa, caem super bem uma com a outra e são muito confortáveis. Perfeita para situações informais, a calça jeans e tênis também podem ser usados para ocasiões mais sóbrias. Invista em uma calça jeans de tom escuro e um blazer e pronto! Ah, também é preciso ter cuidado com o estado do tênis. Não dá para ir para uma reunião, com um sapato sujo e rasgado.

Já a calça jeans com a bota é perfeita para aquele homem que quer dar um ar mais rustico ao look. Vai bem com qualquer calça jeans. Para deixar o look ainda mais poderoso, vale combiná-lo com uma jaqueta jeans ou de couro.

A última combinação, de jeans com sapato, pede um maior cuidado. Por ser um sapato mais sofisticado, ele deve ser usado com calças jeans de tom mais escuro. Essa junção é ideal para situação mais formais, como reuniões e casamentos.

Qual dessas combinações você usa mais em seu dia a dia? Vai tentar em alguma outra combinação? Conta para gente!

ESCRITO POR WBUSCATTI