Como adotar o estilo navy

A tradução literal para a palavra navy é marinha. Ou seja, o estilo navy é aquele inspirado nos uniformes de marinheiros e que remete ao mar. As principais características desse estilo são as listras, âncoras e timões e a predominância das cores branca, azul e vermelha.
Esse estilo foi usado pela primeira vez na década de 1920 por Coco Chanel e nunca mais saiu de moda. A cada ano ele se renova, seja com um corte diferente em blusas e calças ou acessórios, e conquista vários adeptos.
Por transparecer leveza e conforto, o estilo navy muitas vezes é ligado a praia e verão. Mas essa moda está cada vez mais presente em diferentes cenários e diferentes estações, diferenciando apenas o material e/ou cores das roupas, sapatos e acessórios.
Apesar do estilo navy ser elegante e sofisticado é muito simples montar um look baseado nele. Continue a leitura e descubra como adotar esse clássico da moda masculina.


Roupas
O estilo náutico caracteriza-se pela leveza de suas peças, por isso, quanto mais clara for sua camiseta, melhor. Por isso, opte pela camiseta branca com listras azul ou preta. Estampas náuticas, como âncoras, também são muito bem-vindas, mas sem excessos. Camisetas polo também são uma excelente opção.
Dica: As listras muitas vezes assustam os homens gordinhos. Perca esse medo! Um recurso que ajuda a alongar o seu corpo é usar um blazer, camisa ou jaqueta aberta por cima da peça listrada. Esse truque é indicado há muito tempo para quem quer disfarçar a barriga e nesse caso funciona relativamente bem, criando a ilusão de um corpo mais longilíneo.
Na linha “marinheiro”, as bermudas são a peça que mais combina com o visual náutico. Dê preferência às cores branca, preto e vermelho e opte por tecidos mais leves. Para dias mais frios ou situações mais formais, combine a blusa listrada com uma calça branca, caqui ou azul-marinho. Um blazer pode ser usado com peças de estilo náutico para passar uma imagem mais elegante, ainda que bastante descontraída. O básico preto ou azul são as melhores opções.

Sapatos
Alguns sapatos masculinos são perfeitos para o estilo navy. São eles:
Dockside: calçado bastante prática de ser usado para ocasiões mais informais do dia a dia, os sapatos estilo dockside permitem diversas combinações com calças e bermudas. Há várias opções de solado colorido ou com cadarço de outras cores ou texturas para todos os gostos e estilos. Para deixar o visual mais descolado, dobre as barras da calça e NUNCA use meias.
Alpargata: feitas em brim ou lona, materiais bem leves, e com solado de corda ou borracha, as alpargatas são um calçado unissex indicados para os dias mais quentes e descontraídos. Elas combinam muito com bermudas e as cores são as mais variadas, mas procure não fugir muito do conjunto completo. Se for utilizá-las com calça, lembre-se de dobrar as barras.
Mocassim: assim como os sapatos dockside e as alpargatas, os sapatos de mocassim masculinos são fabricados em tecido bem leve e combinam muito com o visual mais esportivo e casual do estilo náutico. Dependendo do modelo, pode ou não ter cadarços e alguns chegam a ser feitos de couro, por isso, evite as meias sempre que usá-los.

Acessórios
Você quer se arriscar no estilo navy, mas quer começar em pequenos passos? Então invista em acessórios.
É possível encontrar no mercado pulseiras masculinas em couro, com detalhes em dourado envelhecido, ou pulseiras de metal com pingentes de âncoras e caveiras que combinam muito bem com o estilo navy. As pulseiras são uma ótima opção de investimento, pois elas se tornaram um acessório de grande destaque nos looks masculinos.
Um item indispensável no guarda-roupa de todo homem, o cinto também é uma boa opção de acessório para o estilo náutico. Os melhores são aqueles feitos em corda.
Como o estilo náutico remete ao verão, ao calor e, por consequência, ao sol, o uso de óculos escuros é quase indispensável para compor o visual com style. Dê preferência aos modelos clássicos, como o aviador ou wayfarer, sempre respeitando o formato do seu rosto. Óculos espelhados, principalmente os de cor azul, costumam cair muito bem com o conjunto completo.

Conclusão
O estilo navy é um clássico que você deve experimentar, pois mostra que você está atento a moda.
Para investir nele, escolha alguns itens clássicos como camisetas ou camisas polo brancas com listras na cor azul, e combine-as com bermudas e calças claras ou jeans. Para os mais ousados, o vermelho também cria um efeito legal.
Os calçados para o look navy também são bem marcantes nessa tendência nesse estilo, que privilegia os sapatos esportivos, com solado emborrachado e uma tira que envolve as laterais da peça, que ficam ótimos quando usados sem meia. O mocassim masculino e o mocassim driver de cadarço branco são os mais populares em combinações navy e devem ser usados de preferência com a barra da calça enrolada até o calcanhar.
Para completar o look, não esqueça do óculo escuro no estilo aviador ou wayfarer e a pulseira de couro com pingente de âncora.
E aí, pronto para incorporar esse estilo ao seu guarda-roupa?

ESCRITO POR WBUSCATTI