Como Usar Alfaiataria Masculina Sem Ficar Com Cara de Tiozinho?

Quando você ouve a palavra alfaiataria, logo pensa em uma vestimenta formal que somente seu avô ou pai usaria? Mas nos últimos anos esse vestuário tem sido repaginado e ganhado ares atuais. A sociedade também mudou com o tempo, se tornando mais livrem o que permitiu que as pessoas brincassem com suas roupas e expressassem sua personalidade através delas.

Por isso, tire da cabeça a ideia de que alfaiataria é algo para pessoas mais velhas. Nós lhe mostraremos 3 formas bem simples de usar essa vestimenta de forma moderna, sem ficar com cara de tiozinho.

Mas antes, vamos explicar o que alfaiataria e os tipos existentes.

O que é alfaiataria?

Alfaiataria é um tipo de vestimenta feita no tamanho adequado para o seu usuário, com tecidos de primeira linha.

Existem dois tipos de alfaiataria:

– Terno: composto de paletó, também conhecido como blazer, e calça (colete aparece como opcional). Esse estilo é muito usado em ambientes corporativos, ou em ocasiões informais mais específicas, como casamentos. A gravata pode estar presente aqui também, mas também não é obrigatória.

– Black Tie: segue a mesma ideia do terno, mas com algumas peculiaridades como a presença de uma gravata borboleta, o fato de sua calça e paletó serem sempre pretos, e a lapela ser de cetim. O Black Tie é reservado para ocasiões de gala, em que a vestimenta é solicitada no convite.

Apesar de serem usados em situações mais formais, é possível criar inúmeros looks que combinarão com qualquer ocasião com apenas uma peça de alfaiataria, seja a calça ou blazer. E essa é a principal forma de deixar o seu look mais contemporâneo.

Agora que você já sabe o que é alfaiataria, vamos as dicas de como usá-la sem ficar com caro de tiozinho.

1 – Brinque com as cores

Um look all black, com calça e paletó pretos, dá uma ideia de seriedade e formalidade. Por isso, para deixar o seu look mais despojado aposte em outros tons.

E aqui vale brincar com todos os tipos de combinações. Desde uma peça escura com uma peça clara, como uma calça azul e um paletó branco; a peças de tons similares com uma pequena variação em seu tom.

Tons neutros são garantias de sucesso. Se você possui uma calça caqui, pode combiná-la com outra peça neutra ou em tons coloridos. Outra combinação legal para quem gosta de um visual mais discreto, é apostar nos tons lavados. O amarelo ou laranja lavados combinam bem com peças em azul.

Já para aqueles que não tem medo de ousar, a dica é usar peças de tons fortes e diferentes.

O único cuidado que você deve ter na hora de escolher o tom de suas peças de alfaiataria são em relação a sua altura. Para os homens baixos, quanto mais próximo o tom das roupas melhor, pois looks monocromáticos ajudam a alongar o corpo. Já para os homens alto o ideal é usar uma peça de tom contrastante, seja camisa ou sapato, para fatiar a silhueta e deixa-la menor.

2 – Usufrua das estampas

Xadrez e listras são as estampas mais comuns na alfaiataria. Elas ajudam a montar um look mais fashion e jovial. Você pode escolher uma peça que possua um padrão e combiná-la com outra peça lisa.

Atente-se a estampa escolhida. Lembre-se que listras horizontais alargam seu corpo enquanto as verticais emagrecem.  Caso escolha uma peça estampada, dê preferências para blusas e gravatas lisas para não sobrecarregar o look.

3 – Peças de alfaiataria + peça casual

Vale misturar peças de alfaiataria com jeans, blusas, tênis, moletom, jaqueta, touca, chapéu, etc. Uma peça de alfaiataria em um look casual, o deixa mais charmoso e elegante.

Não existe nada mais coringa em um guarda-roupa masculino do que usar um bom blazer com aquele jeans que você adora. E vale desde o jeans escuro ao rasgado! O blazer ainda cai bem com bermudas de tecido mais rico. Nada de colocá-lo com peças esportivas.

As calças de alfaiataria também podem compor um look mais moderno e, inclusive, se tornarem peças coringas do seu guarda-roupas. Nesse caso, invista em peças complementares que irão convergir a atenção do look para a calça como camisetas de tecidos leves, jaquetas de couro e até moletons. Para dar um ar mais descontraído, dobre a barra da calça e invista em um sapatênis.

O importante é sempre prestar atenção para ver se as roupas não ficarão largas ou apertadas demais para o corpo.

Os tênis de tons neutros, como branco, preto, cinza e azul, combinam melhor com alfaiataria, principalmente quando têm visuais simplificados, sem detalhes chamativos.

Os acessórios são excelentes para deixar o visual com peça de alfaiataria mais modernos e ainda dar aquele toque de personalidade. Abuse das pulseiras de diferentes materiais como couro ou pedras e nas prateadas.

Para montar uma composição casual que use peças de alfaiataria, é preciso que você pense fora da caixa e fuja do que as regras ditam. É possível criar produções modernas ao ousar!

Conclusão

Com os anos, a indústria de moda masculina desenvolveu diversas novidades em relação a peças de alfaiataria. Novas cores e cortes deram à vestimenta leveza e versatilidade, que permitiram que ela fosse usada por homens de todas as idades e em diferentes ocasiões do dia a dia.

Para usar essa peça requintada, sem ficar com cara de tiozinho, invista em peças de diferentes tons e estampas. E aposte na combinação alfaiate + peça casual.

Você não deve ter de ousar e tentar combinações inusitadas achando que está fazendo errado. Com a atitude certa, peças de qualidade e uma boa noção de estilo, você consegue fazer qualquer look ficar incrível!

ESCRITO POR WBUSCATTI