Dicas de Estilo Para Homens

Cuidar da aparência e ter um look estiloso deixou de ser uma “coisa de mulher”. Os homens têm procurado, cada dia mais, montar um visual que demonstre elegância e expresse sua personalidade.

Por isso, a indústria de moda masculina se desenvolveu e passou a oferecer mais opções de tecidos e cores a esse homem moderno. E para que você não se sinta perdido no meio de tantas opções, nós separamos 5 dicas para não errar na hora de compor um look bem estiloso.

Antes de mais nada, para ter estilo é preciso conhecer o seu corpo, sabendo quais são os seus pontos fortes e os críticos. Pois só assim, você saberá o que pode ser ressaltado e o que precisa ser disfarçado, o que lhe ajuda no momento da escolha de roupas, sapatos e acessórios.

Tendo isso em mente, vamos para a primeira dica.

1 – Acerte no tamanho

Você sabia que a maioria dos homens vestem roupas que são no mínimo dois números maiores do que eles realmente teriam que usar?  Muitos acham que com isso vão esconder um defeito que lhes traz vergonha. Mas essa escolha, na verdade, só acentua o problema que você está tentando disfarçar. Roupas muito largas podem passar uma ideia de desleixo e despreocupação com a aparência.

Vestir o número correto para o seu corpo, pode fazer toda a diferença no resultado final.

2 – O poder de peças básicas

Um look estiloso não significa look espalhafatoso. Muito pelo contrário. Peças básicas são ótimas para ajudar a montar mais de um visual, que pode ser usado em diferentes ocasiões do dia a dia. Algumas dessas peças são:

  • Blusa branca: uma boa blusa, feita de um bom algodão, com gola redonda e que tenha o tamanho correto é um ótimo coringa. Ela pode ser usada no trabalho por baixo de um blazer, calça jeans escuro e sapatos; ou ainda em um jantar com os amigos, com um camisa jeans ou colar por cima. Combinações não faltam!
  • Jeans: sim, nós sabemos que você provavelmente já possui várias calças jeans em seu armário. Mas elas possuem o tamanho e formato ideal para o seu corpo? O ideal é que elas não tenham “pano sobrando” em volta do quadril, coxa, traseiro e bainha. A altura da cava (cavalo) deve ser ideal ou vai dar uma impressão de pernas mais curtas. A calça slim é boa para todos os tipos de corpo. As de tons cru e escuro são ideais para as situações mais formais. E a regra universal sobre calça jeans é fazer a barra.

Quando falamos de uma peça básica jeans, não estamos falando apenas da calça jeans, mas das blusas e jaquetas também. Elas são aquela peça que nunca sai da moda e vão bem com camiseta, camisa, cardigã, malha de lã e até com gravata.  Uma peça super versátil.

  • Jaqueta de couro: a jaqueta de couro masculina é uma peça que além de ajudar a proteger do frio, é garantia de estilo na certa! Ela vai bem com a blusa branca que já citamos, camisas sociais e cardigãs, blusas xadrezas. Ou seja, com quase tudo! Só não a misture com peças esportivas e calça social.

A vantagem das peças básicas é que elas não saem de moda. Com isso, você consegue montar looks elegantes sem ter que renovar o seu guarda-roupa a cada nova estação.

3 – Não subestime o poder de um bom acessório

Sério! Eles são capazes de transformar o seu look e demostrar que você está ligado na moda. Saber usar os acessórios pode ser uma maravilha, se você pensar no efeito que eles estão tendo no seu look.

Um cachecol pode disfarçar um pescoço muito fino, pulseiras fazem o mesmo com seus pulsos, um chapéu chama atenção para seu rosto e tira o olhar das pernas, óculos escuros podem ajudar a afinar o rosto, colares finos e longos alongam a silhueta e o deixam mais alto. As meias coloridas, combinadas com outro detalhe do look, criam um visual descolado e incrível (só tome cuidado com a roupa usada, nada de terno, e com a situação).

Você pode usar o acessório para expressar sua personalidade e dar um up em seu visual, ou ainda como ferramenta para disfarçar aquele defeito que você não gosta ou para destacar o que você acha que deve ser disfarçado.

4 – Invista em bons sapatos

Se existe um componente no figurino de um homem que com certeza todos prestam atenção, são os sapatos.

E para que o seu look tenha estilo, esqueça os tênis esportivos. Como o próprio nome diz, eles são bons para momentos de exercício. Existem vários outros modelos de sapatos masculinos que te ajudam a ter conforto com estilo, como os sapatênis, docksides, mocassim e coturnos.

E é legal investir em sapatos feitos de outros materiais como couro, camurça e tecido. O importante é sempre mantê-los sempre limpos e bem polidos.

5 – Terno

Mesmo que ele não faça parte de sua vestimenta diária, é importante ter um bom terno no guarda-roupa. Lembram-se que nós falamos que homens tendem a usar roupas de numeração maior? Isso acontece principalmente, no momento de compra de um terno. Então tome cuidado! As vezes o valor que você pagará pelos ajustes de um terno de tamanho errado é o mesmo que mandar fazer um terno com suas medidas.

A dica é ter um terno de cor neutra e escura, para poder combiná-lo com as camisas e gravatas que você tiver à disposição.

Conclusão

Nós apostamos que muitas das peças que citamos aqui, principalmente as peças básicas, já estão presentes no seu guarda roupa.  Ou seja, não é necessário mudar muita coisa para ter um visual mais estiloso.

O mais importante é tamanho e a qualidade do tecido das roupas e sapatos. Além disso, um pequeno acessório, como uma pulseira ou uma meia, pode deixar o seu look mais charmoso.

E aí, qual dessas dicas você vai experimentar?

ESCRITO POR WBUSCATTI