Jogger masculina: O que é? Como usar?

A calça jogger tem estado em evidência nos últimos meses. Presentes nas passarelas e nas vitrines das lojas, ela tem tudo para tomar conta do guarda-roupa masculino, por ser confortável e criar um visual cheio de estilo.

E no post de hoje, nós vamos apontar as principais características da calça jogger, bem como mostrar quem pode usá-la e dar dicas de como vesti-la.

Características da Calça Jogger Masculina

O detalhe mais chamativo da calça jogger são os punhos com elástico nas barras ligeiramente mais curtas do que nas calças convencionais. Porém outros elementos podem ser observados sem, contudo, serem obrigatórios, como os bolsos faca e a cintura ajustada por um cordão e/ou elásticos.

Os primeiros modelos da calça jogger foram criadas em moletom. Mas atualmente é possível achá-la em outros materiais como jeans, sarja, sintético, que permitem usar esse modelo em um estilo casual quanto formal, em ocasiões distintas e de acordo com o ambiente que você frequentará.

As modelagens da calça jogger geralmente são confortáveis, com espaço para movimentação das pernas, mas não é difícil encontrar joggers skinny ou slim fit feitas de elastano mesclado ao algodão do tecido que a deixam maleável e liberam os movimentos. Outro corte existente para as calças jogger são os de “cenoura”, que são folgadas da cintura até o joelho e justas no restante da perna.

As cores mais comuns para as calças jogger são as neutras básicas como bege, gelo, cinza mescla, marinho marrom, assim como em cores invernais que englobam o vinho, uva, verde oliva e petróleo, e tons vibrantes mais comuns no verão onde podemos citar o vermelho vivo, azul celeste e laranja como exemplos.

O modelo mais popular da calça jogger é a lisa. Mas também é possível vê-la com estampas, sendo as mais populares as camufladas, as com folhagens e até pequenos desenhos como a silhueta de pássaros, cavalos e cães em fundo escuro.

Agora que você conhece as características da calça jogger, vamos descobrir se esse modelo é bom para o seu biótipo?

Quem pode usar a calça jogger?

A calça jogger é democrática e pode ser usada por homens altos, baixos, magros ou gordos.  Mas é preciso se atentar a algumas particularidades.

Os homens de estatura baixa, devem ter um certo cuidado ao usar esse modelo, pois como ela é mais curta do que as calças comuns, pode achatar a silhueta deles. Para evitar que isso aconteça, aposte em visuais monocromáticos, ou seja, visuais com peças do mesmo tom. Também vale combinar a cor da calça com a do sapato, dando preferência para os coturnos, botas e tênis de cano longo, que cubram aquele pedacinho de pele que ficaria exposto com um sapato mais aberto.

Os homens altos e de pernas compridas não precisam se preocupar com o efeito ‘achatador’ da calça e podem optar pelo contraste de cores entre a blusa, calça e sapato. Só é preciso ficar atento para que o conjunto seja harmonioso.

Homens de pernas grossas devem se atentar ao comprimento da calça. Dê preferência as calças jogger mais longas, que deixam pouca pele a mostra.

Viu? A calça jogger pode ser usada por qualquer um, desde que se atente a alguns detalhes. Confira agora dicas de como usá-la!

Como usar a calça jogger?

Por ser uma roupa claramente casual com cara de fim de semana, a calça jogger masculina fica ótima com peças simples na parte de cima. E quando falamos em peças simples, queremos dizer t-shirts, camisas casuais de algodão, moletons clássicos, polos discretas e regatas que podem ser sobrepostas por jaquetas jeans e blazers de sarja ou algodão bem leve, além de jaquetas de nylon tipo “corta vento”.

Nos pés as opções só não permitem sapatos sociais, pois destoariam do estilo da jogger, mas por outro lado temos uma boa parceria entre a peça e tênis de cano alto, baixo, esportivos, casuais, de lona, de couro e de nylon, tanto quanto calçados mais pesados como desert boots, work boots e até coturnos. No caso dos tênis o mais aconselhável é optar pelo uso sem meia, entretanto há quem use-as, aproveitando um par listrado bem colorido e divertido. Para as botas o ideal é que o elástico se esconda dentro do cano ou, pelo menos, não deixa as canelas a mostra.

Você também pode arriscar usar a calça jogger masculina de sarja ou até mesmo de alfaiataria com camisa social de manga curta ou longa. Complete com sapatos mais formais, como mocassim ou um top sider. Esse look é perfeito para situações que exigem mais formalidade no visual.

A descontraída calça jogger dá espaço para liberar a criatividade no que diz respeito a acessórios. Suspensórios propositalmente caídos, um boné estampado e algumas pulseiras podem ser incorporados ao look básico com camiseta e tênis slip on.

Conclusão

De origem esportiva, a calça jogger transbordou o estilo “esporte” e chegou com força para fazer parte do nosso cotidiano. Hoje, ela não é produzida apenas em moletom, mas em jeans, sarja, sintético, etc.

Super democrática, a calça jogger pode ser usada por homens de todos os biótipos, desde que se atentem a alguns detalhes, como o comprimento da calça.

Esse modelo de calça é ideal para ocasiões mais descontraídas, como passeios ao ar livre, uma volta no shopping ou uma ida a uma lanchonete ou barzinho, mas quando feita em material mais sofisticado e acompanhada de peças mais sociais, pode ser usada em situações mais formais.

Gostou das dicas? Então compartilhe com os amigos.

E conta para gente: você já tem sua calça jogger?

ESCRITO POR WBUSCATTI